Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Cães entendem em média até 160 palavras

Editoria: Vininha F. Carvalho 14/10/2011

Um professor de Psicologia da Universidade da Columbia Britânica de Vancouver tem dedicado os últimos anos da sua vida académica à
investigação sobre as capacidades e o tipo de inteligência dos cães.

Partindo de uma base de três tipos de inteligência canina - a
instintiva, a adaptativa e a de trabalho e obediência -, Syanley Coren chegou a algumas conclusões sobre as raças de cães a que normalmente pertencem os animais mais inteligentes, e criou mesmo uma tabela onde resume essas suas conclusões.

Para o investigador canadiano, as raças de cães mais inteligentes são o Border Collie, seguidos sucessivamente pelo Caniche, o Pastor Alemão, e o Golden Retriever e, em quinto lugar, elege o Dobermann.

Nos seus estudos, Coren concluiu que, em média, os cães conseguem
entender cerca de 160 a 165 palavras. No entanto, alguns conseguem mesmo atingir as 200 palavras e saber o que querem dizer, uns por serem mais inteligentes, outros por terem terem tido algum tipo de treino, por exemplo de obediência.

Um dos casos mais famosos e já bastante estudado é o de Rico, um Border Collie que foi acompanhado na Alemanha por investigadores do Instituto Max Planck, que conseguia saber o queriam dizer as tais 200 palavras ou perto disso.

Para Coren, todos os cães conseguem resolver "raciocínios" semelhantes a uma criança de dois anos de idade e pequenas operações matemáticas para ultrapassarem determinadas dificuldades do seu dia-a-dia, como escolher um caminho mais rápido ou mais curto.

Podem inclusive conseguir contar até 4 ou 5, mas no que são melhores mesmo é na forma de enganarem os seus donos, tratadores ou mesmo outros cães, quando lhes convém.

Num dos seus livros mais famosos, "A Inteligência dos Cães", Coren explica aos leitores como podem aferir a inteligência dos seus animais em apenas cinco testes que todos podem realizar em casa e, assim, saberem se o seu cão é ou não é inteligente.

Claro que, como todos sabemos, o nosso cão é sempre o mais inteligente, mesmo quando conhecemos as suas limitações ou a falta de uma ou outra competencia, em comparação com outros.