Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Cães e gatos necessitam de cuidados na higiene de seus ouvidos

Editoria: Vininha F. Carvalho 07/10/2011

Cães e gatos dependem muito de seus donos para cuidar da higiene e da saúde de seus ouvidos. Por serem estruturas bastante delicadas, a limpeza exige alguns cuidados especiais, para não machucar o pet e evitar inflamações, como otites, causando desconforto para o animal e até danos graves à audição.

Dentre as causas mais comuns de otites, estão as de origem infecciosas, parasitárias, ocasionadas por fungos, excesso de cera e umidade.

As raças de cães de orelhas caídas são as mais predispostas a desenvolver o problema. Quando o pet apresenta uma inflamação no ouvido, ele logo se delata coçando as orelhas com as patas traseiras ou sacudindo a cabeça.

O animal também pode apresentar secreção purulenta no ouvido, indicando que a infecção já está instalada. Em casos mais severos o animal pode apresentar desequilíbrio, cair facilmente e ainda andar em círculos (indicando o comprometimento do sistema nervoso).

Para prevenir as otites devemos cuidar da limpeza do canal auditivo externo e também das orelhas dos nossos cães e gatos. Para isso, é importante levar em consideração alguns fatores como a produção natural de cera, a presença de pêlos dentro das orelhas e a forma das orelhas, se caídas ou em pé.

A limpeza deve ser feita periodicamente, dependendo da observação desses fatores. A produção de cera varia de animal para animal, portanto, verifique regularmente como está a higiene das orelhas do seu pet.

Os donos de animais de orelhas caídas devem ter cuidado redobrado, pois esses cães são mais suscetíveis a problemas de ouvido: o ambiente quente propicia a proliferação de microorganismos.

Nunca introduza objetos pontiagudos como cotonetes e pinças nos ouvidos do seu animal de estimação, pois isso machucá-lo, além de empurrar secreção/cerúmen para o interior do conduto auditivo, danificando alguma estrutura interna.

O uso de produtos ceruminolíticos para facilitar a retirada do excesso de cera deve seguir algumas orientações: esses produtos devem ser aplicados a cada 12 horas por no mínimo 3 a 7 dias.

Procure sempre observar o ouvido do seu animal de estimação e em caso de dúvidas procure um médico veterinário de sua confiança.

Fonte: Isabella Vincoletto, CRMV SP 23.587, é médica veterinária da Vetnil