Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Projetos ecológicos valorizam a natureza no interior de São Paulo

Editoria: Vininha F. Carvalho 16/07/2010

Valorizar a natureza, o meio ambiente e as pessoas é o principal objetivo do Eco Resort Ibiquá, localizado na Estância Turística de Avaré, SP, às margens da represa Jurimirim.

O hotel possui ótima infraestrutura para passar dias incríveis com a família e possui projetos que valorizam e preservam o que possuem de melhor, a natureza.

A Estância São Marcos é o sítio onde o Eco Resort realiza atividades agropecuárias, criaçã de gato de leite, suíno, ovino, horta e pomar, horta medicinal, picadeiro para cavalos e charretes e desenvolve projetos de preservação como:

O Projeto Redescobrindo o Brasil resgata os aspectos históricos, geográficos e culturais da Tribo Guarani-Nhandewa, típica do interior de São Paulo. O Ibiquá desenvolveu o projeto em 1999 com a supervisão da FUNAI – Fundação do Índio – que fiscaliza as ações para que a integridade do Índio seja preservada. Os hóspedes têm a oportunidade de conhecer mais da história e cultura e curiosidades da tribo no local.

O Projeto Reflorestando é outro com alta prioridade e preocupação da equipe do Resort. Muito antes da construção do Ibiquá, em 1994, foram plantadas 7.500 mudas de árvores nativas à margem da represa Jurumirim.

No início de 2006, com o hotel finalizado, seu idealizador o alemão Stefan Weltzer, decidiu criar o projeto e continuar com a iniciativa, visando o plantio de mudas pelos hóspedes e freqüentadores.

Em 2008, a Estância São Marcos destinou 20% de sua área para o reflorestamento da Reserva Legal, totalizando pouco mais de 6 alqueires, onde serão realizadas atividades de educação ambiental, extrativismo e lazer, garantindo a preservação da natureza e um banco de sementes da vegetação característica da região.

O Projeto Proteger foi criado em 1996 e legalizado junto ao IBAMA o Criadouro Conservacionista, o qual possui uma área especialmente delimitada e preparada, dotada de instalações capazes de possibilitar a criação racional da fauna silvestre, com assistência adequada. Apesar dos objetivos restritos à criação racional da fauna, o Criadouro Conservacionista São Marcos atrai a atenção dos visitantes que procuram a área com o intuito de recreação.

O Ibiquá realiza atividades recreativas desenvolvidas por um grupo de recreação capacitado para que os hóspedes tenham um contato direto com os recursos existentes em forma de lazer, cultura e recreação.

Todos estes projetos têm o objetivo de promover ao visitante um enriquecimento de conhecimentos sobre a natureza através de um programa de Educação Ambiental compreendido pela observação de espécies de fauna e flora, acompanhadas de monitores preparados que transmitem informações e curiosidades sobre o local.



Fonte: Miriam Matos / Elenice Nascimento

Endereço: