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Biodiversidade da serra do RS e SC desvendada em livro didático

Editoria: Vininha F. Carvalho 30/09/2008

Popularizar o conhecimento sobre a fauna, a flora,os rios, banhados e outros mananciais de água das serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina levou um grupo de pesquisadores, da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da PUCRS a elaborar o livro didático Biodiversidade dos Campos de Cima da Serra, sob a coordenação da professora Georgina Bond Buckup. Os dados originais sobre a biodiversidade da região apoiaram-se em pesquisas realizadas no âmbito da pesquisa do PROBIO, também financiada pelo CNPq.

Composta por dois livros, um com textos e outro de atividades, a obra foi distribuída gratuitamente a professores das escolas estaduais e municipais dos dois estados da Região dos Campos de Cima da Serra, para que busquem trabalhar com seus alunos os temas propostos em sala de aula, ampliando o conhecimentos desta comunidade regional para a preservação da biodiversidade.

Com fotos coloridas, o livro texto, nas suas 196 páginas, mostra a biodiversidade dos Campos de Cima da Serra, terras elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que fazem parte do Planalto das Araucárias e do bioma da Mata Atlântica. Apresenta várias informações inéditas sobre as espécies que vivem na região, caracterizando seus principais ambientes, a biodiversidade e as ameaças que, no início deste século, colocam em riscos a paisagem natural e seus ambientes.

"Quando começamos o projeto, estava programado apenas um livro, mas em nosso primeiro contato com as escolas da região verificamos ser necessário um livro de atividades, para que o professor estivesse melhor instrumentalizado quando desenvolvesse o assunto em sala de aula", explica a professora.
O caderno de exercícios propõe, em 96 páginas, atividades que resultem em ações coletivas de preservação ambiental.

"As propostas podem ser desenvolvidas em vários níveis escolares, desde a alfabetização a partir dos desenhos de colorir e associar, estimulando a motricidade fina, até o ensino médio, aproveitando os temas do item pensar-e-agir, que inspiram ações concretas na comunidade", afirma a professora.

Coordenada pela professora Georgina, 32 co-autores formam a equipe que escreveu os livros, dentre eles doutores, mestres e pós-graduandos que atuam nas áreas de botânica, zoologia, ecologia, cartografia e geografia, com reconhecida tradição na área da pesquisa em que atuam.


Fonte: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologico