Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Microchips foram implantados em cães durante feira em São Paulo

Editoria: Vininha F. Carvalho 28/09/2007

Uma técnica inovadora, a implantação de microchips para identificação de animais domésticos e facilitar o acompanhamento médico e a realização de diagnósticos, foi feita ontem, 27/9, às 16h, na Pet South América que acontece em São Paulo, no Transamérica Expo Center.

A implantação, juntamente com a coleta de sangue de cachorros, foi desenvolvida pela equipe veterinária da Provet, referência nacional em laboratório e diagnósticos por imagens, em seu estande (Rua C).

A microchipagem é um método moderno de identificação eletrônica de animais, simples, rápido, eficaz, permanente, inviolável e indolor e obrigatório para viagens dos cães ao exterior. Dentre as várias vantagens, está a possibilidade do reencontro de animais desaparecidos, assegurando assim aos seus proprietários a facilidade de reavê-los, em caso de perda. Este é um dos principais problemas de proprietários de cães, o desaparecimento em geral provoca traumas familiares, devido à ligação da família com o animal.

O Provet, pioneiro em diagnósticos e especialidades veterinárias no Brasil utiliza um transponder, equipamento específico para essa aplicação, esterilizado, de 134,2KHz, de 12 mm x 2 mm e de cápsula biocompatível e antimigratória.

Esse equipamento atende às normas internacionais ISO 11784 e ISO 11785, desenvolvidas para regulamentar e determinar o tipo de microchip e sua numeração, impossibilitando a duplicidade desta numeração e permitindo a identificação do animal em qualquer parte do mundo, através da leitura do microchip, por qualquer leitora.

"Respeitamos as normas internacionais, adotadas também no Brasil, quanto ao local da aplicação do transponder, ou seja, no subcutâneo do dorso, entre as escápulas", explica o dr. Rubem Montoni Jr, diretor do Provet.

Fonte: Mandarim Comunicação