Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Editoria: Vininha F. Carvalho 04/10/2006

Adotar é um gesto de amor. Um gesto de carinho. Um gesto de cidadania. Adotar é respeitar ao próximo, é entender as dificuldades e se prontificar a ajudar. Conheço muitas pessoas que adotam animais por um puro e belo amor. Que se comovem com um olhar triste, com o abandono, com o sofrimento de cães e gatos que são dispensados como objetos que não tem mais serventia.

Uma vez, ouvi uma frase que tocou muito meu coração, por ser verdadeira: “uma pessoa que maltrata um animal, não pode tratar bem outra pessoa”. O que podemos esperar de alguém que abandona um animal? Não pode ser confiável.

Mas temos também nossos anjos que recolhem e dão muito amor a esses seres que sofreram tanto. Sofreram por serem fiéis, por nos amar incondicionalmente, por nos perdoar a todo instante, por nos olhar com carinho... sofreram por existir. Quantas vezes não abrimos mão do amor de um animal pelo amor de uma pessoa e nos decepcionamos amargamente?

Algumas pessoas são insensíveis e vivem somente um momento. Os animais vivem todo o tempo por nós. Servem-nos sem reclamar de todas as maneiras, no prato, na roupa, na diversão, esperando receber em troca um pouco de compaixão. Um pouco de justiça. Os Direitos Humanos são muito pregados, mas e os Direitos dos Animais? Onde estão????

Adotar é um gesto que todos deveriam experimentar. Imagine você encontrar seu melhor amigo na rua, com fome e frio. Sentir um aperto no peito e uma voz em seu interior que lhe aconselha a levá-lo. E sinta a felicidade de salvar uma vida invadir seus pulmões, a felicidade do agradecimento que esse animal demonstrará pelo resto de suas vidas. Em um simples olhar, uma lambida na sua mão, um latido, protegendo você e sua casa... e tenho certeza de que ele morreria para lhe defender. Porque animais são justos e fiéis, quantas pessoas você conhece que agem assim?

Porque comprar um animal com tantos precisando de você? Pela raça? Mas o que a raça tem a ver com o amor? Nós já estamos conseguindo superar o preconceito de raças entre seres humanos, porque não podemos superá-lo entre os animais?

Além do mais, um animal não é um objeto que você compra, você não paga pelo amor e carinho de ninguém. Você comprou seus pais? Pagou pelos seus filhos com cartão de crédito? Então qual é a diferença?

Pense nisso e seja consciente. Adote um animal.