Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Como prevenir doenças infecciosas em gatos

Editoria: Vininha F. Carvalho 07/07/2006

O gato é um animal de companhia e estimação como o cão, possui suas particularidades de comportamento e temperamento. É muito mais independente e com o dono estabelece uma relação de companheirismo e não de servidão. Estas são as principais diferenças entre um cão e um gato.

As diferenças entre estas espécies se mostram também nas doenças que manifestam, principalmente no que diz respeito às doenças infecciosas. As doenças infecciosas dos gatos têm manifestações diferentes das que vemos nos cães, pois são provocadas por agentes diferentes.

Muitas delas podem ser perfeitamente prevenidas pela vacinação adequada. Vacinar é um ato de amor além de ser seguro e muito mais barato que o tratamento. Faça da vacinação uma aliada para garantir a saúde do seu animal de estimação.

As doenças infecciosas que podem ser prevenidas pela vacinação adequada são: raiva, panleucopenia felina, rinotraqueíte felina, calicevirose, clamidiose e leucemia felina. Dentre estas, a raiva e a clamidiose podem ser transmitidas ao homem.

A peritonite infecciosa felina e a síndrome da imunodeficiência felina (AIDS felina) são doenças infecciosas ainda não prevenidas por vacinas realmente eficazes. Elas são transmitidas aos felinos por meio de mordidas e contato com fezes e urina de gatos infectados.

A castração é a melhor forma de se reduzir o contato do seu gato com outros e desta forma reduzirmos a possibilidade de contágio. A castração é a retirada dos órgãos reprodutivos, dos ovários e do útero nas fêmeas e dos testículos no macho.

O animal castrado fica mais caseiro, reduzindo suas saídas para a rua, diminui ou some a marcação de território com urina dentro de casa e as brigas ficam muito menos freqüentes. A castração não prejudica a saúde do seu animal.

Os machos não ficam efeminados, perdem somente o interesse de "namorar", poupando almofadas e pernas das visitas. As fêmeas podem ser castradas antes mesmo do primeiro cio. Elas não precisam ser "mães" para serem mais saudáveis. A castração realizada na fêmea jovem previne inclusive os tumores de mama freqüente em gatas idosas.

Todos este procedimentos, a vacinação e castração são realizados pelo médico veterinário. As vacinas encontradas na Policlínica Veterinária de Cotia são de excelente qualidade e provém de laboratórios idôneos.

As vacinas disponíveis atualmente são:

- Anti-rábica,

- Tríplice felina (panleucopenia, rinotraquíte e calicivirose),

- Quádrupla felina (tríplice + clamidiose)

- Quíntupla felina ( quádrupla + leucemia felina).

Os animais a serem castrados sempre devem estar perfeitamente saudáveis e devidamente imunizados para se reduzir o risco de complicações pós-operatórias. Um exame clínico deve ser realizado para se regularizar as vacinas, verificar a saúde, marcar o dia da intervenção cirúrgica e tomar as devidas providências pré-operatórias necessárias.




Fonte: Dr. Gerson Bertoni Giuntini - Biólogo, Engenheiro Agrônomo e Veterinário

Endereço: