Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

O fascinante mundo dos cavalos traz informações sobre as raças

Editoria: Vininha F. Carvalho 06/06/2006

A Editora Larousse do Brasil lança, este mês, o livro Larousse dos Cavalos, uma obra de referência completa sobre esses animais que fascinam e acompanham o ser humano há milhares de anos. Com consultoria da cavaleira, instrutora e treinadora Cristina Cintra do Prado e apresentação do cavaleiro e treinador Nelson Pessoa Filho, a versão brasileira da obra de origem francesa aborda vários aspectos dos cavalos, desde seu comportamento selvagem até o adestramento, e também a sua relação com o homem.

O lançamento é dirigido tanto aos profissionais quanto aos amadores, para aqueles que amam os cavalos ou simplesmente têm vontade de saber mais sobre eles, pois aborda todas as raças e apresenta informações práticas sobre sua criação, além de dicas de como escolher o melhor animal, detalhes sobre sua saúde, incluindo a gestação, o desmame e a educação de um potro.

O Larousse dos Cavalos é dividido em seis capítulos. O primeiro ajuda a entender como os cavalos livres vivem na natureza, mostrando seus hábitos e instintos longe da intervenção humana. O capítulo seguinte, explica as práticas de equitação, dando dicas bastante úteis para embridar, montar e comunicar-se corretamente com o animal. O terceiro capítulo percorre um pouco das atividades que humanos e cavalos fazem juntos, como os esportes de corrida e salto, as competições de pólo e de atrelagem, os enduros, as provas de equitação americana, e os passeios e cavalgadas.

No quarto capítulo o leitor fica sabendo, em detalhes, a melhor forma de cuidar dos cavalos, como prevenir os problemas de pés e ligamentos, qual a alimentação mais equilibrada, como cuidar do pasto, da baia, enfim, tudo o que é necessário para ter animais bem dispostos e saudáveis. O quinto capítulo explica a anatomia dos cavalos e dá detalhes sobre a saúde dos animais. Além disso, esse capítulo apresenta todas as raças divididas por continentes.

O último capítulo fala sobre o mundo dos cavalos, dando informações mais precisas sobre o criador, tratador, jóquei, treinador, etc. Nas últimas páginas ainda, o leitor encontrará um glossário com definições, expressões e informações complementares sobre vários temas relacionados ao mundo eqüestre.

“O Larousse dos Cavalos é, não tenho dúvida, um livro precioso, obrigatório para aqueles que, como eu, desde pequenos, aprenderam a amar a elegância e o poder deste animal tão sedutor. Este volume é especialmente valioso ao reunir num único local uma grande quantidade de informações sobre o cavalo, incluindo desde sua anatomia até a forma mais fácil de ensinar um potro”, afirma Nelson Pessoa Filho na apresentação da obra.


Sobre o Apresentador:

No início da década de 60, o hipismo no Brasil era um esporte pouquíssimo praticado pela população civil, mas um nome já se destacava: o jovem Nelson Pessoa Filho, quase um garoto, vencia competições importantes no cenário nacional, e rapidamente passou a integrar o time eqüestre brasileiro. Participou como Júnior do Internacional do Rio de Janeiro. Três anos depois integrou a equipe brasileira na sua primeira aparição fora do Brasil, no Internacional de Buenos Aires, Argentina. "Neco" consegue sua primeira vitória internacional, em Mar del Plata. Em 1956, participa das Olimpíadas de Estocolmo.

Em 1961, vai para a Europa e começa a se tornar uma lenda, e a abrir caminho para uma legião de cavaleiros brasileiros, que seguiram seus passos na busca de aperfeiçoamento na Europa, o berço do hipismo. Lá sua técnica apuradíssima logo chama a atenção de todos, e ele começa a ser conhecido como o "Feiticeiro", tamanho o encantamento de sua equitação.

Em 1967, nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg, Canadá, o Brasil surpreende os favoritos, e conquista a medalha de ouro, com uma equipe formada por Nelson Pessoa Filho, Antônio Alegria Simões, José Roberto Reynoso Fernandes e o Cel. Renyldo Ferreira. Neco conquista a medalha de prata individual.

Esse cavaleiro brasileiro foi capaz de se transformar num dos mais importantes de todos os tempos, capaz de influenciar, com sua técnica e estilo incomparáveis, toda a equitação mundial.

Hoje em dia pode-se dizer, que Nelson Pessoa Filho está para o hipismo, assim como Pelé está para o futebol. Além de ser um craque nas pistas, ele também é um profundo conhecedor da psicologia do cavalo, e um estudioso das linhas genealógicas dos cavalos de esporte. Ele também se destaca como técnico, já tendo orientado as equipes de inúmeros países europeus, do Oriente Médio e também a do Brasil, tendo ajudado na conquista da medalha de bronze em Atlanta, a primeira medalha olímpica do esporte eqüestre brasileiro. O maior feito de Neco como treinador é a brilhante carreira de seu filho Rodrigo Pessoa, Campeão Mundial em 1998.


Sobre a consultora:

Cristina Cintra do Prado é instrutora de equitação há 25 anos. Aprendeu a domar cavalos em uma fazenda em Grand Rapids, no estado norte-americano do Michigan, em 1980. Também treinadora e cavaleira - há mais de doze anos doma e monta em especial cavalos árabes, preparando-os para provas nacionais de enduro e salto de obstáculos. Acredita que o cavalo deve fazer parte da educação de toda pessoa: desenvolveu um projeto de acampamento no interior de São Paulo em que, entre 1993 e 1998, levou grupos de quarenta crianças para aprender a montar e fazer cavalgadas.

Desenvolveu também um método próprio de instrução de equitação, o Altamira Vivências, que aplica em sua própria escola de equitação no parque da Água Branca, em São Paulo. Seu projeto ‘Cavalo no Parque’ funciona há mais de dez anos e já atendeu oito mil aprendizes de equitação. Cristina Prado é também formada em equoterapia pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande Brasil), tendo feito parte da primeira turma em 1998.

Fonte: Communica Brasil