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Cães estimulam as crianças para se interessarem pela leitura

Editoria: Vininha F. Carvalho 03/08/2005

Por 10 anos, Sandi Martin tem tentado pensar em uma maneira de
combinar sua paixão por leitura com sua paixão por cachorros. Ela quer que as crianças gostem tanto da leitura quanto ela gosta. E ela sabe que para algumas delas, ler é difícil. E é aí que sua cadela de água portuguesa Olívia entra em ação.

Martin é enfermeira de cuidados especiais e gerencia o Serviço de
Voluntários e Envolvimento Comunitário no Hospital da Universidade de Utah.

Ela tem observado que a simples presença de um cão pode
significar muito para alguém que está tentando ansiosamente uma recuperação difícil.

"Se as crianças puderem relaxar e estar em um ambiente tranquilizante cercadas de livros e cães", ela explica, "então seria uma experiência que as crianças poderiam considerar divertida."

E Martin sabe o quão difícil é aprender a ler para algumas crianças. "Quando você menciona livros ou leitura para elas, elas fazem ughhh", diz a enfermeira.

"Elas frequentemente ficam muito intimidadas quando têm de ler
em frente aos seus colegas ou até sua família. Isso cria muita angústia nelas."

"É difícil ler na frente dos outros", admite Riley Bushnell, de 7 anos. "Se você erra todo mundo ri", diz Haley Albrechtson, de 9 anos.


Tardes com Cães:

Martin fundou um programa de leitura chamado R.E.A.D. (Cães de Auxílio ao Aprendizado de Leitura) e convenceu a biblioteca pública de Salt Lake City a permitir cães treinados em obediência e comportamento a "ler" com as crianças. Olivia é um dos 30 cães treinados para os livros.

"Ela não julga",diz Martin. "As crianças não precisam fazer bonito para a Olivia. Elas podem ficar à vontade." A direção da biblioteca chama essas sessões de "Tardes com Cães".Naturalmente, essas tardes são um sucesso com os jovens leitores.

"Nós queremos que os cães sejam uma espécie de catalisadores para as crianças chegarem lá", disse Martin na biblioteca, "e assim esperamos mantê-los lá."

Martin também leva a Olívia para a Escola Elementar Bennion
toda quarta-feira. Esse é um programa piloto sério para saber se a Olívia e o Foster, um pastor autraliano, realmente fazem diferença para as crianças que têm dificuldade com os livros.

E certamente parece funcionar para Riley, que teve uma tragédia familiar atrás da outra para enfrentar. "Os cães não zombam se você erra uma palavra", diz ele.


Resultados da Leitura

Desde que os cães se tornaram seus companheiros de leitura, Riley e seu amigo Reece Garcia, de 7 anos, subiram dois níveis de leitura. "Eles me ajudaram a ler e agora eu posso aprender a ler", diz Reece, "e eu posso ler livros mais difíceis quando eu crescer."

Para cada livro completado, crianças têm uma patinha de cachorro carimbada em um osso de papel colado na parede da sala de aula. Depois do décimo livro, a criança recebe um livro novo em folha para levar para casa, com uma pata do seu companheiro canino carimbada.

Algum dia, Martin espera que as crianças possam ler para cães em escolas e bibliotecas em todo o país. E até que isso se realize, "você pode ler para o seu peixinho, para o seu próprio
cão ou até para um bichinho de pelúcia," diz Martin, "tudo bem, o importante é praticar sua leitura."