Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Pesquisadores brasileiros alertam sobre risco de desaparecimento da onça pintada no País

Editoria: Vininha F. Carvalho 13/12/2013

Um grupo de 13 pesquisadores brasileiros publicou, na edição do periódico científico Science do dia 22 de novembro, uma carta que alerta, com base em estudos científicos realizados pelos autores, sobre o risco de desaparecimento da onça pintada na Mata Atlântica, bioma que, no passado, ocupou quase toda a costa brasileira, chegando até a Argentina e o Paraguai. Pedro Manoel Galetti Júnior, professor do Departamento de Genética e Evolução (DGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos autores da publicação.

Os estudos comentados indicam que existem no bioma, atualmente, menos de 250 animais adultos, distribuídos em oito populações isoladas.

Com base neste e em outros indicadores, os autores da carta afirmam que a Mata Atlântica poderá ser, em breve, o primeiro bioma tropical a perder o seu maior predador, com efeitos imprevisíveis e, certamente, devastadores.

A carta afirma também que a principal causa do declínio da população de onças pintadas na Mata Atlântica é a caça relacionada aos impactos do animal sobre a pecuária, que acontece inclusive no interior de áreas de preservação.

A Science, juntamente com a revista Nature, é considerada o principal periódico científico multidisciplinar da atualidade.

Fonte: UFSCAR