Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Durante as férias, donos também podem levar pets em viagem de trem

Editoria: Vininha F. Carvalho 05/10/2013

Para os apaixonadas por seus animais de estimação, planejar uma viagem pode ser uma tortura. Ainda recente no Brasil, companhias aéreas têm adequado suas regras para o transporte de pets para trechos nacionais e internacionais.

Mesmo assim, muitos passageiros desistem da ideia de levá-los para o passeio por conta de possíveis restrições no destino.Para quem for à Europa e estiver planejando viajar de trem, pode ficar tranquilo: a maioria aceita animais de estimação com seus donos no vagão.

No caso de cachorros, na França, se o pet for pequeno, com peso abaixo de 6 kg, o viajante poderá transportá-lo em carregadores apropriados durante toda a jornada.

Mas, se o animal tiver mais de 6 kg, então ele terá de ficar em uma coleira com focinheira, até o final do percurso.

Já em trens noturnos franceses, a regra é mais tranquila. Se nenhum passageiro se opuser, as companhias permitem que o bicho de estimação seja transportado livremente com seu dono na cabine.

Aves, coelhos, hamsters e outros tipos de animais de estimação de pequeno porte também são aceitos nos trens.

Entre todas as companhias ferroviárias que atuam na Europa, apenas nos trens para travessia do canal da Mancha, de França a Londres, e vice-versa não é possível levar animais de estimação.

No geral, as regras de transporte de pets variam de acordo com cada empresa e é importante que o viajante atente-se, inclusive, para as normas de pagamento de tarifa para os animais.

No Brasil, pelo site da Rail Europe (www.raileurope.com.br) ou por meio de sua rede de agências de viagens credenciadas (CI, CVC, MMT-Gapnet, So-Suíça, Canadá Turismo, STB, TAM Viagens e TT Operadora), o viajante pode adquirir bilhetes para seu passeio de trem pela Europa e obter mais detalhes sobre os percursos.


Abaixo, a relação de alguns trechos em que animais de estimação são bem-vindos:

* Thalys – Paris/Bruxelas-Alemanha/Irlanda

* ICE – Paris/Bruxelas-Alemanha e em rotas domésticas da Alemanha

* TGV França/Itália – Paris-Milão

* TGV França/Espanha – Paris-Figueres (apenas animais com menos de 6kg)

* TrenItalia – trechos domésticos italianos

* Trens noturnos – toda a rota noturna (pets são permitidos com seus donos apenas em cabines individuais)

* Elipsos – trens noturnos entre França e Espanha (aceita animais cabines individuais reservadas)



Fonte: Karina Betencourt