Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

O projeto Brasil Sem Alergia realiza campanha para o combate e controle das alergias dermatológicas pela picada de insetos

Editoria: Vininha F. Carvalho 18/02/2011

O Brasil Sem Alergia, que em três anos de atividades já realizou mais de 35 mil atendimentos gratuitos em seus postos espalhados pelo Rio de Janeiro, acaba de inaugurar o seu quarto posto em Duque de Caxias.

Lá, na Rua Conde de Porto Alegre nº167, casa 1, no bairro 25 de Agosto a ação social realiza, gratuitamente,todos os procedimentos de prevenção das alergias e assume um papel muito importante no tratamento das alergias dermatológicas, que aumentam em 40% durante o verão.

O calor, a umidade e o aumento do índice pluviométrico são responsáveis pelo surgimento de uma enorme população de mosquitos de todas as espécies, desencadeadores de uma grande quantidade de processos alérgicos.

A picada desses insetos causa uma lesão denominada Prurigo Estrófilo e a pessoa que for mordida terá uma lesão arredondada com pontos avermelhados, que devido a reação inflamatória, poderá originar intensos processos alérgicos.

A alergia faz com que no local aonde o paciente foi afetado comece a surgir preocupantes feridas que coçam demais, podendo levar a significativas conseqüências à saúde dos afetados, além dos próprios incômodos gerados pela alergia dermatológica.

"É importante ressaltar que, as feridas provocadas pela picada dos mosquitos são portas de entrada para infecções por germes da pele, podendo levar a doenças como abcessos,celulites,Febre Reumática ou doenças renais. Esse é um dos fatores mais preocupantes no tratamento das alergias dermatológicas, sobretudo a essa época do ano, quando a incidência dessas alergias chega ser 40% maior do que nas demais estações", afirma o idealizador e coordenador técnico do Brasil Sem Alergia, Dr. Marcello Bossois.

Pessoas de todas as idades sofrem com a picada desses insetos e todos estão sujeitos a contrair alergias dessa natureza, entretanto as crianças são as mais afetadas. Isso ocorre devido a utilização de menos roupas por parte delas, provocando uma exposição maior do corpo ao ambiente, além de muitos insetos terem um vôo mais baixo, o que as torna mais vulneráveis aos ataques em suas partes do corpo que estiverem descobertas.

Por todos os fatores ocasionados nas proximidades desta estação, o surgimento destes insetos se torna inevitável, mas há algumas maneiras de controle de suas populações. Segundo Bossois, há importantes técnicas naturais que diminuem a aparição de insetos no ambiente doméstico, como exemplo, é muito importante usar velas de andiroba e loções a base de Citronela. além disso, sugere o consumo de complexo B, que ajuda na diminuição das reações e essas medidas auxiliam significativamente espantar esses mosquitos.

Entretanto, o único tratamento que muda a história natural da doença é o uso de imunoterapia, vacinas para picada de insetos. Os outros, oferecem uma melhora momentânea, porém as lesões retornam, pois não houve uma dessensibilização do organismo à picada dos mosquitos.

"A principal forma de ensinarmos o organismo a não ter alergia à picada de insetos é com o uso das vacinas dessensibilizantes. Usamos uma vacina que contenha a mesma substância causadora do problema, porém, dilúida e dinamizada fazendo com que o organismo não reaja com tanta intensidade como anteriormente."

Existem ainda alguns problemas semelhantes as alergias, como sarnas e brotoejas, que também tem um crescimento significativo a essa época do ano. Muitas dessas lesões ocorrem devido ao aumento da transpiração que torna mais úmidas as dobras do corpo, sendo esses locais, sem dúvida alguma, o ambiente ideal para proliferação dos germes que dão origem a essas feridas.

"É muito comum o surgimento de lesões provocadas por escabiose (sarna), danos provocados por feridas no corpo, como brotoejas e lesões micóticas como candidíase.Por esse motivo, é preciso estar atento a essas questões e procurar ajuda e tratamento com profissionais da área.

SERVIÇO:

Objetivo: O projeto Brasil Sem Alergia oferece tratamento gratuito para os mais variados tipos de alergias e está desenvolvendo uma grande campanha para o combate e controle das alergias dermatológicas pela picada de insetos.

Local: Rua Conde de Porto Alegre nº167, casa 1, bairro 25 de Agosto em Duque de Caxias.

Agendamento das consultas: Os interessados devem ligar para o telefone (21) 2652 - 2175 e agendar seus atendimentos com a equipe da ação social antes de se direcionar ao local de atendimento.

Dias de atendimentos: de segunda à sexta.

Horário: 09h às 18h.

Fonte: Igor Bahiense