Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

"Pedacinhos alegres do Brasil" dá uma verdadeira aula sobre a riqueza natural e cultural

Editoria: Vininha F. Carvalho 13/04/2007

É de criança que se aprende a gostar do encantado! E ele mora ali, no quintal de casa... Ah, sua casa não tem quintal? Que pena! Não importa. A escritora Lúcia Pimentel Góes reuniu para você risos e alegrias de alguns terreiros desse imenso Brasil, com galinha d’angola, carro de boi, mula que dá pinotes, espiga de milho, açaí, balaio de uva, muita água, muita terra... Venha andar descalço por eles e conhecer um universo mágico de cores, desenhos, palavras, sonoridades, sentidos, beleza...

Tô fraco, tô fraco... Fraca, Tu Tá... Tu, fraca tá!

O que a galinha d’angola, ou será a galinhola? O açaí, o menino boiadeiro, a mula e o Pantanal têm em comum? Todos, a seu modo, são Pedacinhos alegres do Brasil, pedacinhos que Lúcia Pimentel Góes foi recolhendo um a um para reunir nesta divertida obra.

Do pequeno Juca, das terras do Pará, por exemplo, ela extraiu a esperteza, o gosto pelo chão e pelas brincadeiras com Alice – mas ele só brinca depois de dar milho pras galinhas, papa de fubá pros gulosos pintinhos, varrer o terreiro com vassoura de taioba, catar galho caído, papel amassado...

Lúcia, que também cresceu em um lugar encantado, o quintal de casa, e conviveu com plantas e bichos (até hoje, ela conversa com eles!), quer unir o lúdico ao útil, e levar a crianças, pais, professores e educadores a rica diversidade de diferentes regiões do Brasil.

Assim, como representante de cada pedacinho desse país, ela tanto pode nomear uma fruta, um animal, quanto um recorte da natureza; basta que seja um “elemento integrador” comum a todas as regiões.

Ao final de cada historieta, ela traz detalhes do elemento escolhido, como o cultivo do açaí, na região Norte; e o da uva, na região Sul... Assim, as histórias, melódicas e cheias de bom humor, enriquecem os conhecimentos sobre a fauna e flora e fazem você “viajar” pelos quatro cantos do País.

A obra exige uma leitura de várias linguagens: a verbal, a da ilustração, a da moldura, a do formato/tamanho das letras. Lúcia Hiratsuka, que sabe bem o que é viver na terra, escolheu aquarela e guache para conferir cores à imaginação da autora. Não foi assim tão difícil!

“Como morei num sítio até os nove anos, convivi bastante com animais, especialmente as galinhas. A d’angola é linda! É como se estivesse usando um vestido de bolinhas, com detalhes em vermelho dando um charme a mais”, resume.

Ao começar a rascunhar, decidiu apostar nos cortes, que, ao contrário de elementos inteiros, deixam as composições mais interessantes e instigantes. Para não fazer ruído no texto, deixou o espaço bem limpo, ou seja, as três histórias têm fundo branco.

Em algumas páginas, porém, optou por esbanjar cores, caso do Pantanal, onde vive o jacaré Zezé. Foi a forma que encontrou para dar mais peso à exuberância desse quintal tão importante para o planeta. “Enquanto olhava os animais e as imagens dali, fiquei encantada com uma cena: o ninhal. Não é que parecia uma árvore onde brotam pássaros?”, diz, inquieta.


A autora :

Lúcia Pimentel Góes nasceu em Amparo, interior de São Paulo. Formada em Música e em Direito, pós-doutorada em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, é professora livre-docente e titular da Faculdade de Letras da USP. Publicou seu primeiro livro, Reinações de Míche e Lucita, em 1969.


A ilustradora :

Lúcia Hiratsuka nasceu em Duartina, interior de São Paulo. Graduou-se na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, e estudou na Universidade de Fukuoka, Japão. Ilustradora e autora, já recebeu vários prêmios.


Serviço:

Título: Pedacinhos alegres do Brasil

Autora: Lúcia Pimentel Góes

Ilustradora: Lúcia Hiratsuka

Editora: Paulinas

Preço: R$ 26,50

Páginas: 48

Formato: 21,0 x 28,0

Código: 51082-3





Fonte: Paulinas Editora

E-mail: