Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

A revista "Science" disse que vai se retratar pelo artigo sobre células tronco

Editoria: Vininha F. Carvalho 06/01/2006

A revista científica americana "Science" disse que vai se retratar pelo artigo em que o cientista sul-coreano Hwang Woo-Suk anunciava o isolamento de células-tronco.

A publicação destacou que deu até sexta-feira (30/12) para que os 25 cientistas que assinaram o artigo, que apareceu em sua página na Internet em maio e na edição impressa em junho, elaborassem uma retratação.

"Não há dúvidas de que o artigo sobre células-tronco publicado em 19 de maio de 2005 pela Science deve ser retratado", afirmou seu editor-chefe, Donald Kennedy, em comunicado. "Vamos proceder rapidamente, mas de forma apropriada, nessa direção", afirmou ele.

Até o momento, porém, a "Science" não recebeu qualquer notificação oficial da Universidade Nacional de Seul, que desmascarou o "feito" de Hwang, acrescentou Kennedy.

"A retratação de um artigo científico é uma ferramenta editorial e bibliográfica que é utilizada para corrigir o registro acadêmico permanente. Ela não pode ser utilizada com base somente em matérias da imprensa", observou.

Se a "Science" não receber a retratação dos autores do artigo, "será utilizada uma retratação editorial ou uma assinada pelo próprio comitê de investigação (sul-coreano), possivelmente depois de o relatório final da investigação ter sido publicado".

Na quinta-feira (29), a comissão de investigação confirmou que os trabalhos do cientista sul-coreano Hwang Woo-Suk sobre a extração de células-tronco de um embrião humano criado por clonagem são falsos.

"Constatamos que Hwang e sua equipe não têm dados científicos para provar que conseguiram produzir células-tronco para pacientes específicos", afirmou a comissão.

O governo de Seul premiou Hwang em diversas ocasiões e concedeu ao cientista verbas milionárias para suas pesquisas. Desde 2002, somente o Ministério sul-coreano da Ciência e Tecnologia lhe concedeu US$ 40 milhões.

Fonte: Folha Online